quinta-feira, 30 de abril de 2015

Gian Lucca Ribas

Trabalho de
 História

Gian Lucca Ribas
202 CAU
História
1 - A família Ribas teve origem nas ilhas baleares do Mediterrâneo, sendo a principal delas, Palma de Mallorca, na Catalunha, o estado mais próspero da Espanha, em 1320. A referência mais antiga do sobrenome Ribas é de Antão Ribas, militar espanhol em 1534. Deste descende Miguel Rodrigues Ribas, nascido em 1694 na Villa Franca de Vianna, arcepispado de Braga, Portugal. Ele veio para o Brasil, onde casou-se com Maria de Andrade e morou em Curitiba, onde exerceu diversos cargos na governança. Um de seus três filhos, Lourenço, foi o único membro da Câmara, até o inicio da década de 1750, a ostentar o título de doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal.
Nada menos que treze ruas e avenidas de Guarapuava têm o sobrenome Ribas: avenidas Manoel Ribas, Serafim Ribas, Sebastião de Camargo Ribas (Nino), Vereador Sebastião Camargo Ribas , Vereador Rubem Siqueira Ribas e Bento de Camargo Ribas, e ruas Hiná Ribas Carli, Javert de Paula Ribas, Dalva Ribas Mùller, Ávio Bittencourt Ribas, Agenor Ribas, Nincia Ribas e Dúlcio Ribas.
2 - Família que pode orgulhar-se de memória histórica de acontecimentos, fatos e pessoas. Várias fontes bibliográficas confirmam as marcas por ela deixadas na história. Família espanhola, que se diz haver tomado o apelido da vila de Rivas, junto a Ledemsa. Parece antiga, pois já na batalha das Navas se encontrou Salvador Garcia de R. a quem o Rei D. Afonso armou cavaleiro. Esta família passou a Portugal fixando-se no Alentejo
3 - O sobrenome Ribas é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original. Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saído o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar indentificado por uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome Ribas, este provem de família espanhola originária da Vila de Rivas, local de onde tiraram o sobrenome. Na batalha de Navas havia um cavaleiro do rei D. Afonso de nome Salvador Garcia de Ribas. Esta Família se fixou em Portugal na região do Alentejo.
Etimológico: Ribas, sobr. Port. Top., pl de riba: "ribanceira, vizinhança ou borda de algum rio, terras adjacentes a um rio"

Brasão : De ouro, com uma cruz florenciada de azul e bordadura do mesmo, carregada de sete flores-de-lis do primeiro esmalte.
Tradução:Ouro simboliza o sol e denota generosidade e nobreza. Aqueles que portam este metal são obrigados a lutar pelo seu príncipe. Azul indica fidelidade.

Conclusão: Creio ser uma família que se dividiu entre a Espanha e Portugal, lutando pelas coroas.
Perguntas
(ao meu pai, Jacques Ribas Sobrinho)

G: Você sabe de onde vem o sobrenome Ribas?
J: Acho que de Portugal...
G: De Portugal e da Espanha
J: Legal.
...





63 comentários:

  1. Muito legal seu trabalho... realmente a história esta correta, sou descendente direto do Miguel Rodrigues Ribas... graças a ele eu existo..

    ResponderExcluir
  2. obrigado por compartilhar conosco o teu trabalho sou filha de Djalmo Ribas.

    ResponderExcluir
  3. Sou ilho de Ernesto Ribas brilhannte história sou de Minas Gerais .

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais da minha origem, sou Fábio de Camargo Ribas neto de Franklin de Camargo Ribas e Sarah Mohr Ribas oriundos de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Sou neto de nolga Ribas que é neta do Dr Emílio Ribas

    ResponderExcluir
  6. Sou descendente de Ribas meu bisavô já falecido se chamava florinal José Ribas e ressidia na cidade de espigae alto do Iguaçu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu avô se chamava José de Barros ribas ,aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente no município de campos dos goitacazes.

      Excluir
  7. sou andre ribas e sou descendente dos ribas de santo angelo rs

    ResponderExcluir
  8. Importante conhecer as origens dos sobrenomes. São um referencial.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Bom dia. Tem um zap ou outra forma de nos comunicarmos? Eu seria tatatatatasobrinha de Manoel estou fazendo a genealogia mas me falta detalhes.

      Excluir
  10. Sou Regina Célia ribas sou neta de Antonio José Ribas e bisneta de guilhermina angelical ribas e Luiz Antonio RIBAS sou RIBAS da Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia preciso falar urgente com vc. Teria como? Estou procurando familiares de Antonio jose Ribas

      Excluir
    2. Bom dia. Tem contato para nos falarmos? Estou procurando descendentes de Luiz antonio Ribas

      Excluir
    3. Preciso falar com voce sobre sua ascendencia. Pode me ajudar,?

      Excluir
    4. Boa noite Helen me chama no zap 991065054

      Excluir
    5. Ola sou renata ribas guedes filha de leonor wienzenfad guedes neta de graciano jose ribas e maria rita de jesus minha familia era de brumado na bahia estou a procura de familiares se souber meu cel é 14991871506

      Excluir
  11. Adriano Ribas"
    Neto de Benedito Ribas nascido 16/07/1921!
    Guarapuava-PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adriano. Nasci em Pitanga/Pr. Morei em Guarapuava. Meu pai era Alcides Ferreira Ribas, filho de Benedito Ribas, da região de Inácio Martins, Pinhão, Guarapuavinha. Muito pouco sei sobre a família do meu avô, Benedito Ribas.

      Excluir
  12. Nossa legal saber q tem mais Ribas descobrir meu sobrenome me deixou satisfeita prazer gabrielli Ribas

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, não tenho o sobre nome do meu pai, mas sei que o nome dele é, MOACIR RIBAS DOS SANTOS, estou a procura dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era de onde vc sabe? Vamos tentar achar. Sabe nome dos pais dele?

      Excluir
    2. Tem aproximadamente 60 anos dirigia caminhão trator da scania teve um acidente em 2016 sem vítimas carro bateu.

      Excluir
    3. Ele é casado com Verginia Martins Ribas pai de uma enfermeira de nome Rosane Ferreira atualmente filiada ao PV

      Excluir
  14. Existe um Moacir Ribas dos Santos no Paraná. Trabalhava na viação Graciosa. Deve ter saído pois moveu um processo e me parece ter 5 advogados

    ResponderExcluir
  15. Jaques Ribas Ribeiro
    interessante a historia da família Ribas,

    ResponderExcluir
  16. Também sou ribas. .minha avó era Leopoldina Ribas gpuava pr. minha mãe lucia ribas..procuro parentes

    ResponderExcluir
  17. Ribas pode ser de origem judaica sefarditas saiu a lista de nomes na Espanha

    ResponderExcluir
  18. Ribas pode ser de origem judaica sefarditas saiu a lista de nomes na Espanha

    ResponderExcluir
  19. Também sou ribas. .minha avó era Leopoldina Ribas gpuava pr. minha mãe lucia ribas..procuro parentes

    ResponderExcluir
  20. Sou neto de emerentina ribas nascida em maras bahia. Queria saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu avô se chamava José ribas

      Excluir
    2. O meu avô era José Henrique Ribas. Não sei a decência dele, de onde veio. Não conhecemos ngm da linhagem antes dele.

      Excluir
  21. Neto de emerentina ribas maracas bahia. Quero daber mais

    ResponderExcluir
  22. Sou Maria Clara Ribas, me sinto satisfeita vendo um artigo tão interessante e bem escrito sobre a origem do meu sobrenome e da minha família. Parabéns, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite meu nome mario patrick ribas meu bisavô se chama cupertino pinto ribas e minha bisavó maria de sao jose ribas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haroldo estava pesquisando nosso Ribas, sabe nome de seus antepassados? País ou avós de tio Cupertino?

      Excluir
  24. Tio Cupertino de Gouveia. Somos primos

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Gian Lucas Ribas,bom trabalho, gostei muito da história.
    Sou Leandro Ribas, filho de Donizete Ribas e Neto de Antônio Ribas.
    Sou Brasileiro, moro em Portugal,e tenho uma grande parte da minha família em Brumado BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Zapatero para nos falarmos? Meus 31 975433791 e 84 988986586

      Excluir
    2. Me chamo renata ribas a minha mae e meus avós eram de brumado na bahia ela deixou muitos parentes na bahia e nunca mais ela pode retornar gostariamos muito de encontrar familiares nosso minha mae se chama leonor maria ribas wienzenfad meu avô graciano jose ribas minha vó maria rita de jesus

      Excluir
  26. Nome do meu vo era emanoel ribas sempre quiz saber de onde surgiu esse sobrenome

    ResponderExcluir
  27. Eu tambem sou ribas,sou filha de vagner da silva ribas e neta de oziel ribas e eugenia ribas,eles são do rio de janeiro,mas moro no ES,e gostaria de saber mais sobre nosso sobrenome

    ResponderExcluir
  28. Tambem sou Ribas da bahia nome do mel avô manuel henrique Ribas de parte da bahia você é?

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de conhecer parentes tbm sou ribas Neto de Marco ribas ladario ms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família do meu esposo é de Ladario. Eu sou Ribas podemos nos falar 31 975433791

      Excluir
  30. Neto de Artur de Oliveira Ribas, de Mata-RS (próximo à Santa Maria).

    ResponderExcluir
  31. Sou Adriana Ribas..Neta de Hilda Ribas... Muito linda nossa origem...

    ResponderExcluir
  32. Meu bisavô José diogo ribas da comarca de reserva Paraná....

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante a História da família Ribas,sou de Santa Maria Rio Grande do Sul.
    Filho de João Carlos Ribas.

    ResponderExcluir
  34. Sou neta de Raul Ribas, casado com Francisca Ferreira Ribas, moravam em Palmas -Paraná

    ResponderExcluir
  35. Sou Monarisa Ribas, filha de Sônia Cristina Ribas Neto. Neta de Maria Joaquina de Paula Ribas, da Bahia. Só possuo essas informações. Moro no RJ.

    ResponderExcluir
  36. Sou Ribas de Iguai BA.Neto de Otília Ribas de Maracás BA.
    Linda a história dessa família. Meu ZAP 19988067490, desejo conhecer pessoas de Maracás BA.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde.

    Sou César Augusto Ribas.
    Filho de Flordoaldo Ribas, meu pai nasceu em Palmas- Pr no ano de 1930, meu avô Theodorinho Ribas nasceu em 1898 no município de São José dos Pinhais Pr, os pais de meu avô nasceram ainda antes pouco, eram Sérgio Ribas e Idalina Marçal Ribas e viviam em terras entre Curitiba e São José dos Pinhais Pr
    Meu avô Theodorinho era primo de Manoel Ribas.
    Meu e-mail cesar.ribas@bol.com.br
    WhatsApp 041 99709-6440
    Grande abraço aos descendentes desta abençoada família

    ResponderExcluir
  38. Sou da família Ribas de Maracás Bahia. Meu avó Cândido Fernando Ribas filho Ladilau Fernando Ribas.

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Renata Ribas , sou filha de leonor maria ribas neta de Graciano jose ribas e maria rita de jesus de brumado na bahia

    ResponderExcluir
  40. Sou Antônio Carlos RIBAS nascido em Guarapuava, filho de Alencar Côrtes Ribas. Neto de Cândido Xavier Ribas.

    ResponderExcluir