quinta-feira, 18 de junho de 2015

Gabriel Mendes & Rubens Lopes

REVOLUÇÃO FRANCESA

Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu.
A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.

3 CURIOSIDADES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
PERSONAGENS FRANCESES: Você sabia que o Rei Luís XVI tinha horário fixo para fazer cocô e que a população disputava espaço para ver de perto o rei obrar? Pois é! Além, disso, a Rainha Maria Antonieta, antes de ser guilhotinada, teria pedido tempo para arrumar-se a fim de morrer elegante. E, depois de decapitada, enquanto o corpo esperava a sepultura, uma artista plástica da Inglaterra moldou sua forma em gesso e essa escultura está exposta até hoje em Londres!
PERUCAS BRANCAS: A moda das perucas brancas (devido à cor do pó usado nelas) veio à tona por dois motivos curiosos: a calvície do rei francês Luís XVI e uma epidemia de piolhos originada no Palácio de Versalhes, onde ele vivia, que acabou atingindo toda a França. Por esse motivo, os nobres tiveram que rapar a cabeça. Ambos, o rei e a nobreza, encontraram nas perucas um modo de disfarçar a falta de cabelo. O uso das perucas acabou virando moda e também um símbolo da aristocracia. Após a Revolução Francesa elas caíram em desuso, pela oposição à aristocracia. Mas na Inglaterra, passaram a fazer da indumentária oficial de juízes e advogados para indicar sua condição superior e o hábito existe no país até hoje.
MODA APÓS A REVOLUÇÃO: A maneira de vestir-se também mudou com a Revolução Francesa. Se antes trajes luxuosos e de cores fortes distinguiam a nobreza dos mais pobres, depois o estilo “grego”, simples, sem muitos babados e ornamentos passou a vestir franceses de todas as classes sociais. Esse estilo de roupas certamente barateava a sua produção, o que facilitou a promoção dos modelos franceses por toda a Europa e tornou a França uma referência na moda do mundo todo.

6 GRANDES NOMES DA REVOLUÇÃO FRANCESA

• Luís XVI de Bourbon (1754-1793) foi rei da França entre 1774 e 1791, depois rei dos Franceses entre 1791 e 1792.

Maria Antonieta Josefa (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789.

Maximilien François Robespierre (1758-1794) foi advogado e político francês, considerado uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.

Jean-Paul Marat (1743-1793) foi um médico, filósofo, teórico político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa.

Georges Jacques Danton (1759-1794) foi um advogado e político francês que se tornou figura destacada nos estágios iniciais da Revolução Francesa.

Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi dirigente efetivo da França a partir de 1799.



ALUNOS: GABRIEL MENDES / RUBENS LOPES

TURMA: 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário