quinta-feira, 18 de junho de 2015

Yasmin Geraldo Pedrini

Colégio de Aplicação UNIVALI
Disciplina: História
Nome: Yasmin Geraldo Pedrini
Turma: 202
Data: 14/06/15.



Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769  Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Curiosidades sobre Napoleão
1.     Uma autópsia revelou que Napoleão em consequência de câncer no estômago. Teorias da conspiração davam conta de que, na verdade, ele teria sido envenenado. Mas uma pesquisa apontou que o alto nível de arsênico encontrado em seu corpo seria resultado de sua exposição, ao longo da vida, a produtos de uso doméstico contendo o elemento.
2.     Para os padrões da época, Napoleão Bonaparte não erabaixinho. Na verdade, ele era até um pouco mais alto do que a média da população francesa. Depois de morto, em 1821, a altura oficial de seu corpo foi registrada: Napoleão tinha 1,57 metro. A alturamédia dos franceses no fim do século 18 era de 1,55 metro. O mito surgiu por conta de seu apelido, “O Pequenino”. A expressão correspondente em francês, no entanto, pode representar um sinal de afeição,e não necessariamente uma característica física.

3.     Napoleão se casou com Joséphine de Beauharnais em 1796. Durante uma campanha no Egito, Napoleão soube que Joséphine estaria tendo um caso na França. Perturbado, o líder francês escreveu uma carta ao seu irmão, relatando o episódio. A correspondência foi interceptada por britânicos e publicada em                               jornais, fazendo com que Napoleão passasse por um grande embaraço.

4.     Em sua noite de núpcias com Josefina de Beauharnais, o general francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi mordido pelo cãozinho deestimação dela, Fortuné. Julgando que sua dona estava sendo "atacada", o cachorrinho pulou na cama e abocanhou a perna esquerda do general.


5.      O rabo de sua espada possuía um diamante chamado "O Regente".Consistia em um brilhante encontrado por um índio em 1701 que pertenceu ao primeiro-ministro inglês William Pitt. Em 1717, a pedra foi vendida para o Duque de Orleans e, depois, colocada na coroa de LuísXV. Atualmente, pode ser vista no Museu do Louvre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário