segunda-feira, 15 de junho de 2015

Maria Eduarda Fugazza Bernardes

 12/junho
Aluna: Maria Eduarda Fugazza Bernardes
Turma 202


Guerras napoleônicas

Primeiro Coalizão
O primeiro conflito armado comandado por Napoleão foi contra os impérios da Áustria, Inglaterra, Prússia, Espanha e Países Baixos. A guerra aconteceu com o objetivo de tentar ajudar o Rei Luís XVI a recuperar o trono francês. Napoeleão derrotou os austríacos, que foram obrigados assinar o “Tratado de Campoformio”

Campanha do Egito
A campanha do Egito foi realizada durante a Revolução francesa e comandada por Napoleão.
Nesse conflito,os Franceses pretenderam ocupar o Egito para utilizarem este território como uma ligação Inglaterra- India. Nos dois primeiros anos (1798 e 1799), as forças militares francesas foram comandadas por Napoleão Bonaparte, que tinha defendido a realização desta expedição A expedição tinha o objetivo de destruir as forças inglesas no oriente. 36 mil soldados franceses participaram e, juntos com Napoleão, venceram os turcos e depois, em 1804, Napoleão se tornou imperador.


Terceira Coalizão
Esse conflito também foi contra a Inglaterra, que havia quebrado o tratado de Paz de Amiens. Napoleão lutou contra a Inglaterra e seus aliados, Áustria, Prússia e Rússia. Em 1805, Napoleão ordenou a invasão da Inglaterra, mas a ação foi frustrada. Mais uma vez Napoleão venceu e conseguiu impor o Bloqueio Continental.


Guerra da Península Ibérica
O conflito teve início quando os exércitos franceses e espanhois invadiram e ocuparam Portugal em 1807, tendo escalado em 1808 após França se ter voltado contra Espanha, sua aliada até então.

Napoleão tomou o controle da Espanha, dando início a uma série de revoltas contra a ocupação francesa na Região Ibérica. A luta da França foi contra espanhóis, portugueses e ingleses.
Como conclusão de guerra, com a vitória de Napoleão, foi ebilitado as forças da França e consolidado a hegemonia inglesa que se afirmaria a partir de então. Ao eliminar a monarquia de Carlos IV na Europa, Napoleão abriu as portas que conduziram à independência da América espanhola. O mesmo ocorreu ao permitir a saída de D. João VI para o Brasil, processo que criaria as pré-condições para a independência da América portuguesa

Campanha da Rússia
Napoleão invadiu a Rússia em 1912 levando 500 mil soldados. A Invasão, no início foi muito bem-sucedida, tanto que Napoleão já contava com a vitória, porém, quando o frio chegou, a Russia reagiu e, como o exército de Napoleão já estava esgotado, foram derrotados. Quando voltou, Napoleão foi acusado por matar milhões de jovens.

A Batalha de Leipzig
A Inglaterra tentou mais uma vez derrotar a França. Em 1813 aconteceu a “Batalha Leipzig”. Nesse combate o exército francês foi derrotado e Napoleão foi obrigado a assinar o Tratado de Fotaineableau.

Batalha de Warteloo

No dia 18 de Junho de 1815, o exército francês foi atacado próximo à Vila de Warterloo. Lutando com 75 mil homens, Napoleão foi vencido pelos inimigos. Assim, o Império Francês foi definitivamente derrotado, e, historiadores dizem, Napoleão acabou exilado na Ilha de Santa Helena, na África. Napoleão Bonaparte morreu nesta ilha, em 1821.



Outras curiosidades de Napoleão

· Napoleão iniciou seus estudos em Ajaccio. Com 10 anos de idade, ingressou no colégio militar de Brienne, na França. Durante cinco anos estudou Matemática, Geometria, Álgebra, Trigonometria e História. Leu narrações militares e biografias de homens ilustres. Em 1784 ingressou na Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade já era subtenente de artilharia.

·      Existem várias teorias sobre a morte de Napoleão, algumas delas são:
            -Um câncer no estomago ou uma úlcera
            -Outra versão diz que ele teria sido envenenado pelo médico francês Francesco Antommarchi, que estava tratando de sua úlcera no estômago. Antommarchi teria se vingado do imperador por causa dos maus tratos e insultos
            -Napoleão teria sido enterrado sem o pênis. Historiadores dizem que foi                 amputado e descrito como muito pequeno (2,5 centímetros)
·       O rabo da sua espada possuía um diamante chamado “O Reagente”. Consistia em um brilhante encontrado por u índio em 1701 que pertenceu ao primeiro ministro inglês William Pitt. Em 1717, a pedra foi vendida para o Duque de Orleans e, depois, colocada na coroa de Luís XV. Atualmente, está no Museu de Louvre.
·       Na noite de núpcias com Josefina (primeira mulher de Napoleão), Napoleão foi atacado pelo cãozinho de estimação dela, que lhe mordeu a perna.
·       Sobre o estilo de guerra de Napoleão, ele falava: “fazia o possível para que meus soldados andassem muito mais rápidos do que os do inimigo: velocidade era minha grande característica. Para mim, lutar bem significava andar muito: um bom soldado tinha que ser alguém capaz de agüentar longas e árduas marchas.Os meus soldados não eram tão bem treinados quanto os inimigos, nem tinham tanta disciplina, mas, em compensação, tinham muito mais iniciativa. ”



Nenhum comentário:

Postar um comentário